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Pastor,Juiz Arbitro de Direito,Professor Faculdade Internacional de Teologia FAITERJ, Médio Em Teologia-Seminário Internacional de Teologia-ESCOLA DE PASTOR Bacharél Em teologia-Especialização em EDUCAÇÃO RELIGIOSA FAITERJ, Mestre em Teologia-Especialização em CIÊNCIAS DA RELIGIÃO FAITERJ , JUIZ ARBITRO DE DIREITO  - WWW.OJPAD.COM.BR DOUTOR EM Bíblia-FACULDADE DE EDUCAÇÃO TEOLÓGICA DE SÃO PAULO FATESP - convencionado no CONSELHO FEDERAL DE PASTOR e também no CNTB CONSELHO NACIONAL TEÓLOGOS DO BRASIL Professor de: Fenômeno Religioso; Epistemologia do Fenômeno Religioso; Cosmovisão das Religiões e dos Movimentos Religiosos; Tradições Religiosas; Metodologia do Ensino Religioso; Diálogo Inter-Religioso; Professor do Curso Comentado. Orientador geral de trabalhos de conclusão de cursos de Doutorado em teologia; Escritor Literário Religioso;  Empresas, Associações, Seminários e Eventos. Orador motivacional; Palestrante; Consultor: Organizacional; Acadêmico e Seminário teológicos; Na área de Doutorado em Teologia; Organismos Culturais Religiosos; Consultor Religioso de veículos de comunicação.

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ESTUDO:EXEGESE BÍBLICA
ESTUDO:EXEGESE BÍBLICA

 

                                 Introdução á Exegese

                                       Pr.Alex Sandro

                                       O termo provém de duas fontes:

 

Ex (ex)que significa fora e Agein (Agein) guiar, liderar e explicar.

usada para

indicar narrativa, tradução ou interpretação. Teologicamente usada para designar a interpretação de modos formais

de explicação que podem ser aplicados a algum texto a fim de se compreender o seu sentido. Na linguagem técnica

a exegese aponta para a interpretação de um texto literário específico ao mesmo tempo em que os princípios gerais

aplicados em tais interpretações são chamados de

 

hermenêutica

. No AT. Os sacerdotes eram interpretes oficiais

(Ag 2, 10-13). Os escribas eram seus sucessores. A exegese e a eigesege aliadas a uma grande imaginação criaram

o Talmud com um tom de apelação para o alegórico dando origem aos mais variados absurdos. Os autores do NT

dificilmente usaram textos literais, mas apenas eisegeses com exceção da esperança messiânica.

Após o NT

 

vieram os literalistas e alegoristas; Orígenes fora então seu principal propagador usando suposições

sobre os textos sagrados baseadas nos sentidos literal, moral, simbólico, alegórico e místico. Alexandria porém

ateve-se aos contextos mais literais de interpretação. Na

 

Idade Média

os exegetar como Pedro Lombardoe Tomás

de Aquino, baseavam-se na interpretação Literal, Alegórica, Moral e Anagórica ou Mística sendo que esta

explicaria os textos sobrenaturais.

 

Na Reforma as comparações exegéticas baseavam-se apenas na Bíblia (

Scritura

Interpres Scritura

 

), com exceção da teologia ocidental que continuou sendo a principal norma de interpretação

luterana. A

 

Moderna Crítica Bíblica

lança mão de estudos eisegéticos que por sua vez provêm de conclusões um

tanto incrédulas dos fatos, personagens e até do Messias de forma relativizadora. É no entanto inútil esperar da

exegese revelação intera, por mais exata que ela seja, há coisas que não nos foram reveladas.

Exegese é o estudo sistemático da palavra de Deus com o objetivo de extrair o sentido original. É uma

tarefa histórica que procura entender a Palavra conforme foi ouvida pelos destinatários originais, procurando

também descobrir qual era a intenção original das palavras na Bíblia.

Apesar de ser uma tarefa para uma pessoa treinada, para se fazer uma boa exegese não é necessário ser um

especialista.

A primeira tarefa do exegeta é ler todo o texto com um pensamento interpretativo, isto é, fazendo perguntas

ao texto, começando no passado, procurando se colocar na posição do leitor ou do ouvinte original.

Por outro lado, não se deve começar logo consultando as fontes, mas procurá-las somente quando

necessário e, mesmo assim, as melhores fontes de consulta.

A tarefa de interpretar a Bíblia possui duas etapas:

a) Escutar a palavra que os destinatários originais ouviram, procurando entender o que foi que eles ouviram lá

naquela época;

b) Ouvir esta mesma palavra hoje, aqui e agora.

Resumindo, o exegeta deve cuidar dos contextos externos e internos, bem como das regras da hermenêutica.

Veremos a seguir alguns dos muitos termos que ajudam a explicar esta Ciência Bíblica tão Especial e necessária.

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��eisegese Vocábulo proveniente de duas palavras gregas: Eis (eis) que quer dizer para dentro e egeesthai (egeesthai) ou

explicar. O verbo básico por detrás do ter

 

ago, ou dirigir,

refere-se à exegese feita por concepções mentais.

introdução a Exegese Biblica.

Redigida em 26/07/2010

Pelo Pr.Alex Sandro