Sites Grátis no Comunidades.net
Crie seu próprio Site Grátis! Templates em HTML5 e Flash, Galerias em 2D e 3D, Widgets, Publicação do Site e muito mais!

BIBLIA
QUANTAS PALAVRAS TEM A BÍBLIA ?
250 PALAVRAS?
500 PALAVRAS?
2.598 PALAVRAS?
2.458 PALAVRAS?
3.759PALAVRAS?
20.865 PALAVRAS?
773.693 PALAVRAS?
887.966
Ver Resultados

Rating: 3.2/5 (111 votos)




ONLINE
1






Pastor  Professor Faculdade Internacional de Teologia FAITERJ, Médio Em Teologia-Seminário Internacional de Teologia-ESCOLA DE PASTOR Bacharél Em teologia-Especialização em EDUCAÇÃO RELIGIOSA FAITERJ, Mestre em Teologia-Especialização em CIÊNCIAS DA RELIGIÃO FAITERJ DOUTOR EM Bíblia-FACULDADE DE EDUCAÇÃO TEOLÓGICA DE SÃO PAULO FATESP - convencionado no CONSELHO FEDERAL DE PASTOR e também no CNTB CONSELHO NACIONAL TEÓLOGOS DO BRASIL Professor de: Fenômeno Religioso; Epistemologia do Fenômeno Religioso; Cosmovisão das Religiões e dos Movimentos Religiosos; Tradições Religiosas; Metodologia do Ensino Religioso; Diálogo Inter-Religioso; Professor do Curso Comentado. Orientador geral de trabalhos de conclusão de cursos de Doutorado em teologia; Escritor Literário Religioso;  Empresas, Associações, Seminários e Eventos. Orador motivacional; Palestrante; Consultor: Organizacional; Acadêmico e Seminário teológicos; Na área de Doutorado em Teologia; Organismos Culturais Religiosos; Consultor Religioso de veículos de comunicação.

FAITE FACULDADE TEOLÓGICA VENHA ESTUDAR COM AGENTE CURSOS A DISTÂNCIA FALE COM O DR.ALEX OU ESCREVA :

Email:pr.alexsilva@hotmail.com

(81)98206818


Total de visitas: 36107


www.pastoralexsandro.no.comunidades.net
AS CINCO PEDRAS DE DAVI

AS CINCO PEDRAS DE DAVI

 

“ESSA MENSAGEM MUDARÁ SUA VIDA. CREIA!”

 

I Samuel – 17: 40-48 e 49.

40. E tomou o seu cajado na mão, e escolheu para si cinco seixos do ribeiro, e pô-los no alforje de pastor, que trazia, a saber, no surrão; e lançou mão da sua funda e foi-se chegando ao filisteu.

E

48. E sucedeu que, levantando-se o filisteu e indo encontrar-se com Davi, apressou-se Davi e correu ao combate, a encontrar-se com o filisteu.

49. E Davi meteu a mão no alforje, e tomou dali uma pedra, e com a funda lha atirou, e feriu o filisteu na testa; e a pedra se lhe cravou na testa, e caiu sobre o seu rosto em terra.

50. Assim, Davi prevaleceu contra o filisteu, com uma funda e com uma pedra, e feriu o filisteu, e o matou sem que Davi tivesse uma espada na mão.

51. Pelo que correu Davi, e pôs-se em pé sobre o filisteu, e tomou a sua espada, e tirou-a da bainha; e o matou e lhe cortou com ela a cabeça; vendo, então, os filisteus que o seu campeão era morto, fugiram.

 

Ø  INTRODUÇÃO

                Esta mensagem falará muito com todos os leitores, pois a um “Q” de mistério neste relato. A mensagem que vermos nos fala de um dos maiores acontecimentos da história bíblica e que marcou nossas vidas.

Como tenho dito, a leitura da bíblia sempre tem me fascinado e como uma criança tenho me portado na presença de Deus, pois quando me alimento da maravilhosa palavra do Senhor, logo me vem as indagações de uma criança. “Por quê?” “pra que?” “onde?” “Como é possível?”. Coisas que só uma criança sabe como perguntar.

Então ao ler os versículos acima, logo fiz minhas indagações ao meu Deus. Se Davi tinha plena confiança em Deus, porque ele pegou cinco pedras? Será que temia errar algum tiro? Sendo Davi um jovem, de mente nova e inteligente, ele sabia que se errasse o tiro, Golias o mataria. Então porque ele se muniu de cinco pedras. E vejam o que Deus me respondeu, através desta mensagem. Por isso peço que divulguem e ministrem essas palavras por onde andarem.

                Sabemos que muitos Golias se levantarão contra nossas vidas, contra a igreja do Senhor, e contra o povo de Deus, mas jamais ficarão em pé por muito tempo se cada um de nós entendermos e tomarmos posse do conteúdo desta mensagem.

 

Ø QUEM FOI O REI DAVID

Gosto muito de falar sobre o rei David, pois se vamos meditar em um contexto por ele escrito, a mando e debaixo da orientação de Jeová, então certamente precisamos conhecê-lo.

"A carruagem celestial consistia de três rodas - Avraham, Yitzhak e Yaacov. O santo, bendito é ele, adicionou-lhe o rei David, como quarta roda, e a carruagem celestial assim se completou..." (do Zohar, o livro do esplendor)

                Quem foi maior que o rei David, pergunta o Zohar? Líder carismático, valente guerreiro com coração de leão, amigo leal, teve a vida marcada por inabalável fé em Deus. Lutou e venceu muitas guerras, tanto militares como pessoais. De simples pastor, tornou-se o maior rei na história do Povo de Israel, fundando a única dinastia judaica real legítima. No entanto, não foi como guerreiro e nem mesmo como rei que David conquistou o coração de nosso povo e inspirou grande parte da humanidade. David é celebrado, acima de tudo, pelos Salmos que compôs. É lembrado por todo o sempre como o "doce poeta de Israel".

                Apesar das vitórias e das glórias alcançadas, em todo o Tanach não há quem tenha sofrido tanto e por tanto tempo quanto David. Ninguém foi tão incompreendido, traído e perseguido quanto ele; mas, por outro lado, ninguém soube, como ele, transformar seu sofrimento em cânticos de louvor a Deus.

                Mais da metade do Livro de Salmos, o Sefer Tehilim, foi composto por David. Muitos são súplicas a D'us compostas em seus momentos mais difíceis. A vida do maior Rei de Israel se tornou símbolo da história de seu povo - o exílio, as perseguições, as lutas, os triunfos. Sua história espelha a nossa, suas palavras e súplicas tornaram-se as nossas.

                A Cabalá ensina que David foi a personificação da Malchuto, a última Sefirá. Cada Sefirá é um canal espiritual pelo qual Deus interage com o mundo, transmitindo Energia e Plenitude Divina. Estas são algumas referências sobre Davi.

 

VEREMOS OS PERSONAGENS DESSA MENSAGEM

  1. O ungido amador ---------------------- Davi ..........(o amado)
  2. O não ungido profissional --------------Eliabe .......(Deus é pai)
  3. O ex-ungido-----------------------------Rei Saul......(pedido a Deus)
  4. O não ungido----------------------------Golias

 

Ø  UNGIDO E INCONFORMADO

                Observamos neste capitulo que Davi não tinha nada a ver com a guerra, seu negócio era cuidar das ovelhas de sua família, ele cheirava ovelha, a esterco (17: 20), e segundo a história era de pequena estatura e ruivo, cabelos avermelhados, olhos azuis como o céu, e nem de longe se parecia com um soldado. Ele, Davi ao obedecer a seu pai imaginou que iria chegar a um cenário de guerra e ver os filisteus todos mortos e seus irmãos vitoriosos iriam lhe contar sobre como foi à vitória. Porém quando Davi chega ao local que deveria ser de vitória ele vê o exército de Israel todo amedrontado (17: 11) diante de um gigante que os desafiava duas vezes por dia, chamado Golias.

                Davi inconformado, vendo que ninguém nada faria, resolve tomar uma atitude (17:26), pois nunca tinha visto ou sabido de que o exército de Israel teria se amedrontado, ou se acovardado diante de alguém, estavam acostumados a vencer. Davi chega ao ponto de chamar Golias de incircunciso (17: 26), ou seja, “quem é este Zé ninguém?”.

                Amados todos nós, no decorrer de nossas vidas vamos deparar com um Golias, mas não tema, faça como Davi, pois todo Golias nasceu para cair e ser decapitado.

 

Ø  O CONFRONTO

                Davi quando saiu de casa levando alimentos para seus irmãos jamais pensava em participar de uma briga, embora ele nunca corresse de briga, pois ele mesmo relata ao rei Saul que teria matado um leão e um urso, em defesa de suas ovelhas (17: 34).

                Ao ver o exército de Israel amedrontado e acorvadado por Golias, Davi faz o desafio de sua vida (17: 37), então Golias olha para Davi como se olhasse para uma criança espanta, mas Davi olha para Golias como se olha para alguém que esta preste a morrer, pois Golias havia afrontado o Deus de Israel, a quem Davi tinha extremo estima; amor, obediência temor, reverência.

                Ao ver que Davi estava disposto a ir à luta contra Golias, o rei Saul coloca sua armadura nele. Devemos lembrar que a bíblia relata que dos ombros para cima ninguém era maior que Saul em Israel, realmente ele era grande. Pelo menos quase duas vezes maior do que Davi. Então era de se esperar que ao menos o rei se prontificasse a ir à luta.

                Mas Davi se sente incomodado com a armadura de Saul a quando tira a armadura de sobre si, algo oculto acontece, porém abro aqui um parêntese para dizer que se esta atitude de Saul foi para zombar de Davi, ele se deu foi mau. O povo de Deus não usa as armas dos filhos do mundo. Então, quando Davi tira a armadura e começa a orar ao seu Deus, clamando por direção nesta batalha contra o gigante de Gate, a cidade da cachaça.

 

Ø  Cap 17, Ver. 40 – O GRANDE MISTÉRIO DAS CINCO PEDRAS

                Davi agora já não é mais o mesmo, ele é tomado pelo Espírito Santo de Deus, quem o leva a tomar uma incrível atitude. Assim também somos nós quando nos deixamos ser levados e conduzidos pelo grande amigo de nossas almas, o Espírito Santo.

                O que me levou a buscar a revelação desta mensagem foi a pergunta, que lhes revelei no início.

                Porque Davi teria se munido de cinco pedras? Teria ele receio de errar o primeiro tiro? Ou pensaria ele que daria tempo para um segundo ou terceiro tiro?

                O versículo 40 diz que Davi escolheu cinco pedras, ele não pegou qualquer uma, mas cuidadosamente as escolheu em um ribeiro que havia por perto. Agora veja como eu acredito que esse momento se deu. Davi ao ser autorizado pelo rei Saul, que com toda certeza acreditava que aquele menino morreria, sai da presença do rei e vai buscar ao Deus de Israel. Ele sai e começa a meditar, e a orar, talvez dizendo:

“Bem sei que tu és Deus, o todo poderoso e que ajuda e defende seus filhos. Que como Deus não admite afrontas. Então me ajude agora.”

                Então Deus lhe responde e diz:

“Filho meu! Apanhe para si cinco pedras e saiba que eu estarei sempre contigo, e jamais desamparei um servo fiel.”

Sem essas pedras Davi não venceria o Gigante Golias. Então eu aconselho a todos vocês que nunca vá para uma batalha contra seus inimigos, sem antes estarem munidos dessas cinco pedras de Davi.

 

1ª - PEDRA – A PEDRA DA CORAGEM

                A pedra da coragem. Davi sabia que isso é fundamental na vida de um servo de Deus, pois a bíblia relata que Deus não nos deu espírito de covardia, mas de coragem (II Tm 01: 07). O profeta Miquéias relata estar cheio de coragem (Mq 03: 08). Irmão tome a pedra da coragem. Os medrosos não provam de vitória, e jamais provarão de milagres.

                Creio que Deus não tem prazer em crentes medrosos, que se borram todo, ao se depararem com algum gigante. E nunca vi um covarde ser exaltado em qualquer evento histórico. Então vamos em frente e tomemos a pedra da coragem em nossas mãos e levantemos contra os gigantes que tentam nos derrubar.

 

2ª - PEDRA – A PEDRA DA OBEDIÊNCIA

                Deus nunca se agradou de pessoas desobedientes, pois vemos registrados na palavra (I Sm 15: 22) que é melhor obedecer do que sacrificar, antes do profeta Samuel proferir estas palavras, Davi já as conhecia. Obediência é o princípio da vitória e do milagre. Quer ver milagre em sua vida? Seja obediente, custe o que custar.

                Todo pastor prefere trabalhar com três servos obedientes a 100 rebeldes. Crente fracassado não tem nas mãos a pedra da obediência, e ainda devemos levar em consideração que um só homem desobediente causa uma dor de barriga em toda a igreja. Mas essa não era a realidade de Davi, que sem questionar a Deus, toma a pedra da Obediência.       

 

3ª - PEDRA – A PEDRA DA PROMESSA

                Davi sempre deu crédito às palavras de Deus, ele sabia que existia um memorial diante de Deus (Ne 02: 20). Por muitas vezes Davi ouviu seu pai falar, vai com Deus meu filho, então ele sabia que estava com Deus nas horas de paz e também estaria com Ele nas horas de luta, nas horas de abonança e nas horas de tempestades, por isso o jovem rapaz ao levar sua mão nas águas do ribeiro se recorda das promessas de vitória que Moisés havia registrado para o povo escolhido. Davi também se recorda das palavras de Deus, através do profeta Balaão (leia Números 23:19) Nunca se esqueça, Deus é um Deus de promessa, que as faz e as cumpre.

 

4ª - PEDRA – A PEDRA DA UNÇÃO

                No Cap. 16, o profeta Samuel havia ungido a Davi para ser Rei em Israel, e ele não esqueceu que sobre ele estava a primeira unção (leia a mensagem AS TRÊS UNÇÕES DE DAVID). Muitas pessoas já se esqueceram que um dia foram ungidas, por isso, muitos pastores já não pregam mais como antes, outros já não mais fazem o que antes faziam, outros já não vão a igreja como antes iam.

                Fico a imaginar a tristeza no coração de Deus, em contemplar estas pessoas. Por isso eu, como um pregoeiro da palavra de Deus, chamo a todos os ungidos para nos juntarmos ao nosso Deus e nos colocarmos em posição de batalha.

 

5ª - PEDRA – A PEDRA DA FÉ

                A fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova de fatos que não se vê (Hb 11: 01), e Davi esperava em Deus vencer o gigante de Gate. Amado, se você sonha em vencer algum problema, então tenha fé, pois sem fé é impossível agradar a Deus (Hb 11: 06).

                Davi queria tirar a vergonha de sobre Israel. Mas o que mais incomodava a Davi, era o fato de que naquela batalha o Deus de Israel estava sendo sombado, e isso ele não admitia. Não era só uma questão de honra humana, isso estava mais acima, muito além da órbita humana. Era a minha e a sua vitória que o gigante estava tentando roubar.

 

Ø  CONCLUSÃO

                Então Davi enfia sua mão no alforje, ou seja, (leia a mensagem ARMAS QUE MATAM GIGANTES) dentro do coração, e tira uma pedra, pois com está pedra ele derrubaria o gigante Golias. Mas você sabe qual pedra era aquela que Davi tirou de seu alforje? Então eu vou te dizer que pedra era essa, e é com essa pedra que você deve colocar em sua funda. A pedra que Davi coloca em sua funda, era A PEDRA DA FÉ, pois se a fé é a prova de fatos que não se vêem e a certeza daquilo que se espera, Davi então já via Golias no chão antes mesmo de atirar a pedra.

                Davi atira a pedra, mas por mais treinado que fosse naquele momento era improvável que aquele jovem acertasse justamente na única abertura que havia na armadura de Golias, e ainda que conseguisse acertar aquele local, sua força era pequena diante da estrutura de um gigante. Então a fé entra novamente em ação e a mira e a força, juntas, foram colocadas pelo Espírito Santo. Essa é a vida do servo de Deus, anda sempre com as armas certas. Mas existe um versículo na bíblia que confirma esta mensagem, nos mostrando que a pedra da fé, foi a pedra que derrubou o gigante chamado Golias. Veja com atenção:

I João – 5:4

“Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e essa é a vitória que vence o mundo, a nossa fé”.

                Guarde as outras pedras. Você sempre precisará delas. Pois se Davi tivesse usado a armadura de Saul, então muitos diriam que Saul tinha parte na vitória. Use somente as armas que Deus lhe der, e serás vitorioso. DEUS TE ABENÇOE.

 Pr.Alex Sandro

   Ipda/Basel

      Suíça

 
Criar um Site Grátis    |    Crear una Página Web Gratis    |    Create a Free Website Denunciar  |  Publicidade  |  Sites Grátis no Comunidades.net